
Other spellings: Parahybuna, Paraibuna
The Freguesia de Sto. Antonio do Paraibuna was founded in August 1812 and belonged to the Vila de Jacareí. The settlement was located on the west bank of the Paraíba do Sul, 120 kilometres east of what would later become the provincial capital of São Paulo. In July 1832, it became a vila and in May 1857, it finally became a city.
According to philatelist Mário Celso Orsi Jr., the local post office was created in May 1844. The oldest postmark is PSP-0860a, which also appears in blue and red. In P. Ayres’ ‘Catálogo de Carimbos Brasil-Império’ (São Paulo, 1937, 1942), it was given the number 1383. However, its illustration was corrected by R. Koester (Carimbologia XXIX):

This was followed by the double circle PSP-0860b (illustration by Carlos A. Balata):

Then came the French type PSP-0860c (illustration from the internet), which was also recorded by P. Ayres (op. cit.):

At the end of the century, PSP-0860d (Fig. Claudio Coelho) also appeared:


Outras grafias: Parahybuna, Paraibuna
A Freguesia de Sto. Antonio do Paraibuna foi fundada em agosto de 1812 e pertencia à Vila de Jacareí. O povoado ficava na margem oeste do Paraíba do Sul, 120 quilômetros a leste da futura capital do estado, São Paulo. Em julho de 1832, tornou-se vila e, em maio de 1857, finalmente cidade.
De acordo com o filatelista Mário Celso Orsi Jr., a agência dos correios local foi criada em maio de 1844. O carimbo postal mais antigo é o PSP-0860a, que também existe em azul e vermelho. No “Catálogo de Carimbos Brasil-Império” (São Paulo, 1937, 1942), ele recebeu o número 1383. No entanto, sua ilustração foi corrigida por R. Koester (Carimbologia XXIX):

Seguiu-se o círculo duplo PSP-0860b (fig. Carlos A. Balata):

Depois veio o tipo francês PSP-0860c (fig. da Internet), que também foi registrado por P. Ayres (op. cit.):

No final do século, surgiu também o PSP-0860d (fig. Claudio Coelho):


Andere Schreibweisen: Parahybuna, Paraibuna
Die Freguesia de Sto. Antonio do Paraibuna wurde im August 1812 gegründet und gehörte zur Vila de Jacareí. Die Siedlung lag am Westufer des Paraíba do Sul, 120 Kilometer östlich der späteren Provinzhauptstadt São Paulo. Im Juli 1832 wurde sie zur Vila und im Mai 1857 schließlich zur Stadt.
Laut dem Philatelisten Mário Celso Orsi Jr. wurde das örtliche Postamt im Mai 1844 ins Leben gerufen. Der älteste Poststempel ist PSP-0860a, der auch in Blau und Rot vorkommt. Im P. Ayres’ „Catálogo de Carimbos Brasil-Império” (São Paulo, 1937, 1942) erhielt er die Nr. 1383. Seine Abbildung konnte jedoch durch R. Koester (Carimbologia XXIX) korrigiert werden:

Es folgte der Doppelkreis PSP-0860b (Abb. Carlos A. Balata):

Danach kam der französische Typ PSP-0860c (Abb. aus dem Internet) der auch von P. Ayres (op. cit.) erfasst wurde:

Am Ende des Jahrhunderts erschien auch PSP-0860d (Abb. Claudio Coelho):
